Até onde vai sua fidelidade?

13 de fevereiro de 2024
por Eugenio Cesar de Lima

“E sucedeu que, estando Samuel sacrificando o holocausto, os filisteus chegaram à peleja contra Israel; e trovejou o Senhor aquele dia com grande estrondo sobre os filisteus, e os confundiu de tal modo que foram derrotados diante dos filhos de Israel.”
1 SAMUEL 7:10

Até onde vai sua fidelidade ao Senhor Deus e a Sua Palavra? Na caminhada cristã, sempre vamos passar por momentos que determinarão se sou fiel ao Senhor, se tenho o meu coração firmado Nele.

Será que você permanece fiel quando seu chefe pede para você realizar uma tarefa que ao final será um ato de corrupção? E seu cônjuge adoece-se e ficasse em estado vegetativo, permaneceria fiel em seu casamento? E quando sua fé é confrontada na universidade ou escola e você é convidado a defendê-la, permanece fiel a Jesus? Ou prefere ficar calado?

Entretanto, você pode me argumentar. “São as circunstancias que me levaram a pecar”; “Deus conhece meu coração, mas...”. Aí é que mora o problema. Nesse “mas”. Samuel e Saul passaram por situações semelhantes. Samuel no capítulo 7 de I Samuel; Saul no capítulo 13.

Veja que Saul não confiou na Palavra do Senhor por meio do profeta Samuel. Os filisteus estavam próximos. O coração dos homens desfalecia. Saul confiou nos números, na força do homem e não força do Senhor. Saul fez tudo que lhe pareceu correto, mas não fez o básico: obedecer ao Senhor e Sua Palavra. Por isso, ouviu do profeta: “porque agora o Senhor teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre; já tem buscado o Senhor para si um homem segundo o seu coração.”(I Sm 13:13-14).

Perceba que Samuel não defendeu Saul diante do Senhor, pois ele já havia passado por algo parecido. Samuel ainda cortava o cordeiro para o holocausto, quando os filisteus chegaram para destruir Israel. Ele não tinha um exercito preparado. O coração do povo desfaleceu. Porém Samuel clamou ao Senhor por perdão para o povo e por livramento. Deus lutou por Samuel e Israel. Seja fiel ao Senhor, e deixe Deus lutar por você as suas batalhas. Ele vencerá por nós e a glória será somente Dele.